quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Salgados para Festas

Hoje vou contar um pouco de como comecei a fornecer salgados para festas e a decorar.

Sempre tive vontade em conjunto com minha mãe de fazermos salgados para festas, mas eu sempre achava que não daria certo, ou por estar trabalhando em alguma empresa privada e não ter tempo para fazer os salgados.

Tudo começou quando veio para minha casa, uma pessoa maravilhosa, que me ajudou muito a Iracema, ela veio para cuidar de minha mãe e a mim, nos afazeres domésticos.  E é uma cozinheira de mão cheia.

Até que um dia, minha sobrinha Camila me perguntou se faria um bolo de pasta americana, da Galinha Pintadinha para o aniversário de 1 ano da filha dela, minha sobrinha neta Sofia, bem como fornecer também os salgados.

Os salgados foram um sucesso, porem o bolo não ficou dos melhores…nunca havia trabalhado com pasta americana e o bolo não pode ser tão fofo (post futuro).



Matheus, minha sobrinha Camilla e a Sofia
e o bolo...quase desmoronando.... 

 eu, Camilla e Sofia



Bom, afinal aconteceu, no ano passado, logo após o falecimento de minha mãe, eu resolvi abrir a empresa a MaMa Salgados, cujo símbolo é uma corujinha (minha mãe adorava corujas e tem uma coleção delas…outro possível post). Tive que arrumar o que fazer para preencher a ausência dela, pois eu trabalhava somente três vezes por semana para que eu pudesse ficar com ela outros dois, e também tocar a obra da reforma de nossa casa.

Quando começamos algo novo, sempre buscamos ser diferentes em algo para que possamos nos destacar, e não foi diferente com os salgadinhos.

Comecei pesquisando preços que se praticavam pela minha região (Cotia/Carapicuíba), o que tinha mais saída, como entregavam, etc.

Então, comecei a planejar e ver os custos para oferecer produtos com algo a mais…e ai surgiu a ideia de usar ingredientes frescos como por exemplo hortelã fresca no quibe, misturar dois tipos de carne para o quibe. Usar palmito de boa procedência. Fazer a massa da coxinha com batatas. Colocar um pouco de queijo ralado na massa da bolinha de queijo. Utilizar creme de leite para engrossar o recheio e não farinha.

 Entregar os salgados em forminhas de papel na cor da festa e não simplesmente “jogado “naquelas caixas de papelão.

Vender também salgadinhos já fritos e congelados, para quando aparecer aqueles amigos de última hora e você só esquentar e já está pronto para servir.  E assim foi indo.

Lembro em nossas festas, quando morávamos na Avenida João Dias, em Santo Amaro, minha mãe fazia suas famosas empadas (a Rosa nossa grande amiga é fanática por elas).

Então hoje vou compartilhar com vocês a receita da empada, esta da foto é de palmito, mas vocês podem fazer de camarão, de frango, do que a imaginação de vocês ousar.




 Ingredientes para a massa:

1 kg de farinha de trigo sem fermento
600 g de banha
4 gemas
2 ovos inteiros
1 xícara de chá de salmoura

Misture todos os ingredientes em uma vasilha e deixe descansar por uns 30 minutos.

Abra a massa nas forminhas e recheie com o desejado e faca tampinhas com a massa para fechar a empada.
Pincele com gema de ovo misturada com um pouco de café. Assim elas ficarão com uma cor dourada linda.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º , ate ficarem douradas (Não vou precisar o tempo de forno, pois cada forno é diferente).
Rende umas 80 nas forminhas grandes e umas 120 nas mini forminha. 

Utilizei metade da receita para fazer a forna\da da foto.


Ingredientes para o Recheio de palmito:

1 vidro grande de palmito de boa qualidade (senão você terá que  separar os pedaços duros)
3 colheres de sopa de salsinha picada
1 cebola média picada
1 dente de algo picado (se desejar)
sal à gosto
pimenta do reino à gosto
1 caixinha de creme de leite 
2 colheres de sopa de azeite

Coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo. Coloque a cebola picada e deixe refogar um pouco. Coloque o alho, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino;
Coloque o palmito picado e deixe refogar, se precisar coloque um pouco de água para amolecer o palmito.
Acrescente o creme de leite. Misture tudo e deixe engrossar (por isto que tem que ser o creme de leite de caixinha, pois o de lata irá talhar).
Desligue o fogo, acrescente a salsinha. Deixe esfriar para rechear as empadas.

E como diria Julie Child....bon appetit!!!!!!






9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Ola Tania
      espero que goste. Eu costumo fazer meia receita

      Excluir
  3. Fiz a receita, as empadas ficaram maravilhosas. Amei a postagem

    ResponderExcluir
  4. Fiz a receita, as empadas ficaram maravilhosas. Amei a postagem

    ResponderExcluir
  5. Que bom Carla, fico feliz. Não se esqueça de me enviar foto da sua produção. Pretendo fazer um mural aqui no blog com as fotos.

    ResponderExcluir